Diocese Anglicana de Pelotas

As Filhas do Rei

A ORDEM DAS FILHAS DO REI


UM POUCO DE HISTÓRIA
Ordem das Filhas do Rei A Ordem das Filhas do Rei foi criada por um grupo de mulheres episcopais, na cidade de Nova York, no ano de 1885. Essas mulheres, lideradas por Margaret J. Franklin, quiseram realizar plenamente os votos feitos na sua Confirmação.
Com o passar dos anos, a Ordem foi crescendo e se espalhando por todo o território americano, chegando, também a outros países. Para o Brasil a Ordem foi trazida pela Missionária e Filha do Rei, Patrícia Powers, quando, com o apoio do Bispo Dom Agostinho Sória, organizou o Capítulo "Ágape", na cidade do Rio de Janeiro, em 1981. Algum tempo depois, a Reverenda Patrícia Powers e a Missionária e Filha do Rei Elisabeth Daniel, ajudaram na criação dos Capítulos "Gloria Dei", na Diocese Anglicana de Pelotas, e "Ora et Labora" na Diocese Meridional, em 1991. Daí, a Ordem das Filhas do Rei não parou mais de crescer. Hoje, a Ordem, na IEAB, conta com mais de dez Capítulos e tem quase uma centena de mulheres procurando viver as regras de Oração e Serviço, marcas fundamentais da experiência de uma Filha do Rei.
Cruz da Ordem das Filhas do Rei

 

 

O EMBLEMA DA ORDEM
O emblema da Ordem das Filhas do Rei é uma cruz grega de prata que deve ser usada sempre pelas Filhas do Rei. Na cruz, há a inscrição "Magnamiter Crucem Sustine", que significa: "Com o coração, a mente e o espírito, sustentar a Cruz".

O LEMA DA ORDEM
Pelo amor de Cristo,
Sou apenas uma; mas eu sou uma.
Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.
O que posso fazer, pela graça de Deus, o farei.
Senhor, que queres que eu faça?

COORDENAÇÃO NACIONAL DA ORDEM DAS FILHAS DO REI

Eleita na última Assembleia Diocesana Ordem das Filhas do Rei, que aconteceu no dia 10 de dezembro de 2011, com posse no domingo 6 de maio, na Celebração de encerramento do Concílio, a atual Coordenadoria Diocesana fica assim constituída:

Coordenadora: Loide Matos Montezano;

Vice-Coordenadora: Carmen Andréa Blass Rodrigues;

Secretária: Isabel Cristina Pedroso de Pedroso;

Segunda Secretária: Beatriz Goulart de Souza;

Tesoureira: Leda Léa Blass de Morais; Segunda Tesoureira: Sirley Moreira;

Historiógrafa: Loide Matos Montezano.

Capelão Diocesano da Ordem das Filhas do Rei: Reverendo Aires Paiva

A ORDEM DAS FILHAS DO REI NA DIOCESE ANGLICANA DE PELOTAS
Depois de um tempo de preparação, orientada pelas Missionárias Reverenda Patrícia Powers e Elisabeth Daniel, no dia 17 de março de 1991, em Celebração Eucarística, na Catedral Anglicana do Redentor, foi instalado o Capítulo Gloria Dei da Ordem das Filhas do Rei. Este seria um Capítulo Diocesano, tendo como Capelão o Bispo Dom Luiz Osório Pires Prado. Estava presente, naquela ocasião, o Bispo Michael Hare Duke da Diocese de Saint Andrew’s, Escócia, com a qual a Diocese Anglicana de Pelotas já há alguns anos mantinha relações de companheirismo.

AddThis Social Bookmark Button
 
Twitter Dapsul Youtube Dapsul

Diocese Anglicana de Pelotas

diocese@dapsul.com.br

53 3222.5679

Sinope Desenvolvimento Digital